Dono Perfeito/ idade do cao.


“Meu cão não precisa ser adestrado. Ele sempre sobe no sofá, rói os meus sapatos de vez em quando e me puxa na rua quando saio com ele pela coleira, mas no restante do tempo ele é nota 10!” Isso é o que ouço alguns proprietários falarem de seus cães, mas, me pergunto: será que é só isso que podemos esperar do cão, nosso mais fiel companheiro, sempre pronto a nos servir e agradar?
Uma dica para quem não consegue caminhar com seu peludo sem que ele puxe pela guia é fazer com que o mascote goste de passear ao nosso lado. Puxar a coleira e dizer “junto”, machucando-o e ainda esperar que ele goste de nos acompanhar, assim é esperar um milagre. Cão algum vai andar junto ao dono, feliz, sendo machucado. Tem cachorro que sai para passear 3 a 5 vezes por dia e tem cão que nunca sai de casa. O dono ideal sabe quantas vezes seu Mascote deve sair de casa, mas deve, antes de tomar essa decisão, respeitar a necessidade do animal de “respirar novos ares”. Pergunto a todos os proprietários, experientes ou de primeira viagem: será que o seu cão ficaria mais feliz aprendendo truques novos e saindo com mais freqüência para passear?
Se a resposta for “mais truques e passeios”, não perca tempo e comece hoje mesmo a ser mais companheiro do seu fiel amigo. Do contrário, você nunca vai descobrir que adestrar e sair para passear com o cão na guia (e sem puxar!) é um privilégio que nem sempre é oferecido aos cães que são treinados pelo exército.
Bom passeio e boas aulas para todos nós!